Durante os dias 14 e 15 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH promoveu a 2° SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho para colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Hospital Municipal de Araguaína – HMA e Ambulatório Municipal de Especialidade.

Com objetivo conscientizar e orientar os colaboradores sobre a importância da prevenção de doenças no ambiente de trabalho, a 2° SIPAT envolveu os participantes com palestras educativas e motivacionais, ginástica laboral, dinâmicas relacionadas ao trabalho em equipe e, ao final de cada dia, entrega de presentes e coffee break. O tema desta edição foi “Prevenindo acidentes e valorizando a vida”.

O evento foi uma organização conjunta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Núcleo de Educação Permanente –NEP, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência de Saúde – SCIRAS.

Mais conhecimento, menos acidentes

Segundo a organizadora e presidente da CIPA, Tatiane Dias, o engajamento de todos é fundamental. “O colaborador é um apoio, ele é quem divulga as ações de saúde e segurança, um vínculo entre a CIPA e a empresa”, explicou.

Visão essa compartilhada pelo técnico em Segurança do Trabalho, Gleison da Luz Sousa. “A partir do momento que o colaborador busca esse aperfeiçoamento profissional quanto à aplicação dos procedimentos de segurança em sua rotina de trabalho, ele consequentemente reduz os acidentes ocupacionais em nossas unidades hospitalares”, disse.

Atividades

Convidados a se movimentar, os presentes participaram de animadas aulas de ginástica laboral, em que bexigas foram usadas para representar o trabalho em conjuntos. Teve ainda um momento de reflexão com a palestra motivacional ministrada por Adailton Santana. No final de cada dia de atividades, brindes foram sorteados e todos ganharam presentes. Uma das formas que o IBGH encontrou de valorizar seus profissionais.

Palestras: de direção defensiva à IST

Abrindo a segunda tarde de SIPAT, o diretor de educação para o trânsito da ASTT, Claudiel Santos, falou sobre direção defensiva e legislação de trânsito. “A preocupação com o trânsito é necessária sempre. O colaborador precisa estar atento para não se envolver em nenhum acidente. Além de estar preparado e atento para as mudanças na legislação”, explicou Claudiel.

Encerrando a tarde de palestras, a enfermeira atuante na prevenção epidemiológica, Juliana Lima, falou sobre as IST, Infecções Sexualmente Transmissíveis, com ênfase na AIDS.

“Apesar de estarmos em 2017, ainda existem muitas dúvidas acerca dessa doença incurável. Falamos sobre o aumento de casos e da importância de usar o preservativo”, disse.

Oportunidade de aprendizado

Satisfeita com a oportunidade, a auxiliar administrativa Gislene Marinho enfatizou os pontos positivos do 2° SIPAT. “Além de educar e trazer a prevenção de acidentes, gostei muito da abordagem sobre o trânsito e outras formas de cuidar da nossa saúde. Ah, e adorei os presentinhos, afinal, quem não gosta, não é?”.

Para o gerente de suprimentos, Alessandro Rocha, neste tipo de evento, ganham colaborador e empresa. “Com a chance de poder aprender mais, o colaborador vai colocar em prática os conhecimentos; ter um maior cuidado na hora de evitar acidentes no ambiente de trabalho”, finalizou.

Fotos: João Neto

Pular para o conteúdo