Carnaval é uma das épocas mais festivas do ano no Brasil e tanta festa deve ser curtida com responsabilidade. Para conscientizar a população sobre os riscos de uma relação sexual desprotegida, a Comissão de Humanização do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), promoveu uma ação no centro da cidade de Santa Helena de Goiás, distribuindo preservativos e panfletos com orientações para um sexo seguro.

“Foi uma ação bem legal. Creio que conseguimos informar uma quantidade bacana de pessoas”, destacou Denner Rodrigues, presidente da Comissão de Humanização. A população também achou a ideia interessante. “Inclusive quero parabenizar a equipe o HURSO que está aqui fazendo essa conscientização para a população”, ressaltou Deusdete Barro, que é radialista e morador de Santa Helena.

O que é uma IST?

Popularmente conhecida como DST (Doença Sexualmente Transmissível), as IST’s são infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos transmitidas pelo sexo sem o uso de preservativos.
Algumas IST’s são curáveis, como a sífilis. Outras, porém, precisam de tratamento durante toda a vida, como a AIDS (HIV). Giselly Pimenta, enfermeira do trabalho no HURSO, explicou que prevenir ainda é o melhor remédio. “Às vezes, um momento que você não se previne pode representar sequelas para o resto da vida”, comentou.
Já dizia nosso famoso ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. Não só no Carnaval, mas em todos os dias do ano, use preservativo em todas as relações sexuais.

 

Pular para o conteúdo