Passar meses internado em um hospital não é nada fácil. Essa é a realidade do pequeno Anthonny Gabriel, de 11 meses, e de sua mãe Dayane Alves da Silva. A criança está internada na UTI pediátrica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) há oito meses e para tornar a hospitalização menos dolorosa para a família, a equipe assistencial proporcionou a Anthonny o seu primeiro corte de cabelo.

De acordo com a enfermeira Janaynna Moreira dos Santos, a mãe da criança externou que gostaria de cortar o cabelo do filho e, imediatamente, a técnica de enfermagem Joany Francisco entrou em contato com o cabeleireiro, que logo se prontificou a realizar a ação.  “O Anthonny está com a gente há mais ou menos oito meses, passou a ser um membro da família, fazer parte de nosso coração. Realizamos o nosso melhor para que ele e a mãe se sintam acolhidos. Estamos aqui para proporcionar melhoria a ele, com o nível desejável de qualidade”, afirmou.

A enfermeira reforça que a equipe acredita que além do cuidado ofertado com excelência à criança é fundamental o acolhimento da mãe, proporcionar conforto e segurança. “A excelência não é a perfeição, mas aquilo que se destaca positivamente e serve como referência de melhoria para evolução contínua em cada processo. O Anthonny tem um lugarzinho especial no coração de toda equipe da UTI”, revela.

A criança chegou ao HMAP no dia 10 de janeiro para tratamento de uma pneumonia. “O Anthonny chegou à unidade em janeiro devido a um quadro de pneumonia. Ele foi internado na UTI pediátrica. Durante a investigação da internação, perecemos não firmava a cabeça e o tronco. Iniciamos o estudo de doença neurológica e diagnosticamos a doença atrofia muscular espinhal (AME)”, explica a pediatra Luana Kratka.

A médica reforça que, em decorrência da doença, o menino não consegue respirar sem ajuda de aparelhos, não consegue deglutir e se alimenta por sonda. “A internação é prolongada, pois, ele precisa de um suporte de UTI em domicílio, para receber alta hospitalar”, afirmou.

Pular para o conteúdo