O Centro Clínico Covid-19 Zona Sul realiza palestra em alusão ao Dia Mundial da Pneumonia, celebrado no dia 12 de novembro com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que continua sendo uma das causas de morte de crianças com até 5 anos e idosos acima de 60 anos.

A atividade foi conduzida pelo enfermeiro Rodrigo de Menezes que abordou a definição, sintomas, tratamentos, fatores de risco e prevenção. “A pneumonia é uma doença infecciosa/inflamatória aguda causada por microrganismos ou pela inalação de produtos tóxicos que comprometem os espaços aéreos dos pulmões. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, na época do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura”, explicou.

De acordo com o enfermeiro, os sintomas são: tosse, febre, falta de ar, dor de cabeça, dor no peito afiada durante tossir, frequência cardíaca rápida, perda de apetite, fadiga, náusea e vômito. O diagnóstico da pneumonia é realizado por meio de tomografia de tórax, radiografia de tórax, cultura do escarro ou fluido de líquido bronco-alveolar (LBA), líquido pleural”, afirma.

As principais formas de prevenir a doença são recomendações simples: “lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar. Além da vacina da gripe há, ainda, a vacina Influenza/Pneumocócica”, ressaltou Rodrigo.

No final, foi realizada uma roda de conversa e a entrega de certificado para o palestrante.

Pular para o conteúdo