O Dia Nacional de Combate ao Câncer é celebrado em 27 de novembro, a data tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença, principalmente sobre a sua prevenção. Com intuito de conscientizar os colaboradores da unidade, o Centro Covid-19 Zona Sul realizou uma palestra sobre o tema, ministrada pela enfermeira Valdineia Dias Barbosa.

A profissional abordou as causas, os fatores de risco e a prevenção dos principais tipos de câncer. “Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo”, explicou.

A enfermeira destacou que a doença não tem uma causa única. “Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer”, destacou.

O tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias. Nas doenças crônicas como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única (radiações ionizantes, por exemplo) ou contínua (no caso da radiação solar ou tabagismo) aos fatores de risco.

Para Valdineia, parar de fumar, evitar o sedentarismo e modificar hábitos alimentares podem reduzir em um terço as mortes por câncer, evitar a exposição direta da pele ao sol, utilizando sempre protetor solar. “Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames que podem detectar a presença de qualquer alteração nos órgãos de maior incidência ao câncer”, concluiu.

Pular para o conteúdo