O Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro e o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 zona Sul realizou uma palestra para lembrar a importância desta data, que tem por objetivo conscientizar profissionais da saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança nos serviços de saúde.

A palestra foi realizada no refeitório do hospital pela enfermeira Regiane dos Santos Nascimento. Ela mostrou os cuidados que a equipe hospitalar deve tomar com o paciente, desde sua entrada na unidade até sua alta.

A profissional ressaltou que é possível envolver os pacientes como parceiros em seus próprios cuidados. “Trabalhar em equipe, sempre se aperfeiçoar profissionalmente para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do mesmo, desenvolver os procedimentos segundo as diretrizes da unidade, tendo como apoio do POP, e outros métodos”, disse.

Importante lembrar que a colaboração do paciente é muito importante para a eficácia no atendimento, ele deve envolver-se ativamente no seu próprio cuidado, é bom fazer perguntas! Cuidados de saúde seguros começam com uma boa comunicação, certifica-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.

O objetivo destes cuidados é promover melhorias específicas na segurança do paciente através de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.

Pular para o conteúdo