Para fazer frente a pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expediu orientações aos serviços de saúde sobre as medidas de prevenção e controle a serem adotadas na assistência aos casos de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19.

As orientações foram focadas sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – especialmente máscaras de proteção – pelos profissionais de saúde, como uma das formas de evitar o contágio com o vírus.

Na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Sul de Macapá), as medidas de proteção aos colaboradores sempre foram observadas à risca, mas com o avanço do vírus, houve um reforço a mais. Na Unidade, nenhum profissional foi infectado pelo novo Coronavírus até o momento.

Porém, no Amapá, oito médicos já contraíram a doença durante o atendimento nos hospitais, segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM). Por sua vez, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) afirmar que mais de dezoito profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares já foram infectados pela COVID-19.

Conheça os EPIs de proteção

Máscara cirúrgica – Deve ser usada por todos os prestadores de serviços, do porteiro ao médico.

Máscara N-95 – Usada pelos profissionais que realizam procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro

Além das máscaras, óculos de proteção, avental descartável, toca descartável e luvas compõem o kit de proteção dos profissionais de saúde.

Contágio

Vale reforçar que é recomendado o isolamento social. A transmissão do vírus acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, catarro, gotículas de saliva etc.

A incubação do vírus pode durar até duas semanas. Esse é o tempo em que os primeiros sintomas podem surgir desde o momento do contágio.

Os sintomas clínicos da COVID-19 são respiratórios, se assemelham a um resfriado. Podem também causar infecções como pneumonias. Demais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Prevenção contra o Coronavírus

Lavar as mãos com frequência;

  • Usar lenço descartável para higienizar as narinas;
  • Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar aglomerações;
  • Ficar em casa.
Pular para o conteúdo