A equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), realizou uma visita benchmarking (processo de estudo de concorrência) à Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR), para analisar as boas práticas utilizadas pelo setor de Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Organização, comparar os desempenhos, objetivando a melhoria e eficiência dos processos comunicacionais do IBGH.

A visita foi solicitada pelo assessor de comunicação e marketing do IBGH, Guilherme Marques, e aceita prontamente pela equipe de Comunicação da Agir, representada por sua também assessora, Anna Luíza Rucas. O principal objetivo da visita foi ampliar os conhecimentos práticos e alinhar as expectativas entre os setores que trabalham como áreas que produzem capital intelectual, auxiliando em todos os processos de uma organização para com o público externo da Instituição.

Acompanhados do assessor, estavam a diretora operacional, Nara Mundim, o assessor de planejamento, Rodrigo Lima, o analista de comunicação, Antônio Teixeira, a assistente de comunicação, Cecília da Costa. Na ocasião, recepcionando os colaboradores do IBGH, estiveram o comunicólogo, Bruno Aquino, a administradora, Anna Carolina Moreira e o fotógrafo, Gustavo Viscal.

“Ter tido a oportunidade de acessar outras realidades com relação aos processos comunicacionais, serviu de base para uma avaliação mais técnica e profunda sobre a Assessoria de Comunicação do IBGH. Cheguei à conclusão, ao final da visita, que a base para a execução do trabalho realizado das duas organizações, é muito parecida, porém agregamos valor aos nossos processos de maneiras diferentes. Acredito que essa visita tenha sido muito valiosa para o IBGH, pois através dessa troca de experiências e o networking, será possível entender quais fluxos podem ser adaptados para a nossa realidade e quais podemos otimizar” ressalta Guilherme.

Benchmarking

O benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”. Trata-se um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.

Pular para o conteúdo