O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) reduziu em praticamente 100% a fila de espera para exames de tomografia. Com apenas dois meses de funcionamento, o equipamento atendeu toda a demanda reprimida, zerando, no início deste ano, a fila de espera pelo exame.

De acordo com a enfermeira Kaeny Galvão, supervisora de diagnóstico do HMAP, o esperado pra esses dois meses de funcionamento era realizar 864 tomografias, mas a meta foi superada e foram realizados 1.154 exames. “A aquisição do tomógrafo foi importante, pois proporciona ao paciente um exame de alto custo que, muitas vezes, é necessário para fechar diagnóstico. Profissionalmente é gratificante poder ajudar pessoas com a realização da tomografia. No início a fila de espera era enorme, já chegamos a fazer 120 exames em um dia”, ressaltou.

Para a paciente Milda Amorim de Souza,54 anos, poder realizar um exame de alto custo em tão pouco tempo é raridade na saúde pública. “Já cheguei a esperar por um ano para fazer uma tomografia. Hoje a minha espera não chegou nem a trinta dias. O Hospital de Aparecida nem parece que é público pela modernidade e rapidez no atendimento” finalizou.

Os Exames de Tomografia

A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo.
O exame permite o diagnóstico de inúmeras doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo humano.

O Hospital

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) é uma unidade de alta complexidade e conta com Unidade de Terapia Intensiva Adulta e Pediátrica.É o maior Hospital público do Centro-Oeste.

*Essa matéria foi publicada originalmente no portal Diário da Manhã

Pular para o conteúdo