Com intuito de sensibilizar os colaboradores da enfermagem do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pìrenópolis, foi promovido no mês de abril, uma palestra com o psiquiatra Dr. Jairo Belém. O especialista abordou o cuidado que os colaboradores precisam ter consigo mesmos para que se sintam e executem um trabalho melhor.

Segundo a coordenadora da enfermagem do HEELJ, Cintia Parreira, a palestra sobre a “Arte de cuidar de si” foi muito relevante. “Foi uma reflexão para o nosso dia a dia, a importância da humanização dos nossos colegas e para com os pacientes dentro da Instituição. A enfermagem é a arte de cuidar. É a missão do trabalho, o nosso motivo de ser”, refletiu Cintia.

De acordo com Dr. Jairo Belém, a palestra trouxe à tona o sentido do cuidado, da essência para produzir relação de cuidado, seja no hospital ou na comunidade. “Muitas vezes, ao exercer o ato de cuidar dos outros, as profissionais da saúde acabam descuidando de si mesmas. Estar bem consigo, possibilita transmitir boas energias e os melhores cuidados com nossos pacientes”, afirmou.

Autocuidado

Outro ponto é a importância em se ter momentos de lazer, sair da rotina e fazer da prática de esporte como uma forma de extravasar e de saúde. “Para o autocuidado, nada melhor do que o esporte, do que a boa alimentação e a socialização. São dicas importantíssimas que podem sim contribuir para uma qualidade de vida e do trabalho”, reforçou Dr. Jairo.

Saiba mais sobre como foi a ação:

Pular para o conteúdo