O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) recebeu um diagnóstico organizacional da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) para averiguar se todos os processos estão dentro das normas de segurança internacional. A acreditação é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde em acordo com a metodologia reconhecida pela ISQua, International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O diretor administrativo do HEELJ, Hondinelly Melo, afirma que após esse diagnóstico será apresentado um mapeamento do trabalho que falta. “Com a parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), a Unidade passou a focar na segurança do paciente. Caso conquistemos a acreditação, será o reconhecimento que falta para atestar a qualidade de todos os processos”, explica Hondinelly. Em processos se inclui a recepção, o ambulatório, o laboratório, a farmácia, a acolhida dos pacientes, a emergência, entre outros.

Acreditação em Goiás

Goiás hoje tem 16 hospitais da rede pública estadual e seis deles já são creditados pela ONA. O HEELJ será a terceira unidade no interior de Goiás que receberá a acreditação. “Com o reconhecimento ONA quem mais ganha é o paciente. Ele saberá que o Hospital se ajusta às normas de segurança e que receberá o melhor atendimento possível”, afirma.

 

Pular para o conteúdo