Para finalizar a Campanha Janeiro Branco pela promoção da saúde mental, o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) promoveu na manhã da última sexta-feira um momento de relaxamento nos jardins da Unidade com foco especial na valorização dos talentos humanos que fazem do HEELJ um hospital público com 95% de aprovação.

O gestor de Recursos Humanos, Marco Aurélio, que também é psicólogo, explicou que o objetivo é a integração do indivíduo como um todo. “Escolhemos um ambiente ao ar livre para possibilitar a conexão com a natureza e para nos conscientizarmos quanto a nossa respiração. Ao olharmos os colaboradores como sujeitos, atentarmos para a saúde de cada um, envolvendo também psicológico para além do físico, contribuímos para um ambiente de trabalho mais saudável, com pessoas mais felizes”, afirmou Marco Aurélio.

Combate ao estresse e à depressão

Após a apresentação sobre a importância da saúde mental, com esclarecimentos e reflexões; Marco Aurélio provocou uma discussão com os colaboradores presentes sobre como diminuir os níveis de estresse no dia a dia. “Atividades físicas podem melhorar corpo e mente. Também a busca pela verdadeira consciência do que se quer, fazendo escolhas saudáveis. Discutimos casos, para exercer a capacidade de se colocar no lugar do outro, integrando corpo e mente através da descontração”, pontuou.

Dois dos convidados vieram de Goiânia para contribuir com o evento. O transformista e ator Marques Matos, de nome artístico Margosa Simpson, pontuou a seriedade da depressão. Após vencer a doença, hoje ele atua como animador de festas e promovendo o teatro nas escolas. Já o produtor e ator Robson Parente ensinou técnicas básicas de descontração e entretenimento.

Andreia Brandão, fisioterapeuta, coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Pirenópolis, realizou uma dinâmica de grupo para que os presentes se colocassem no lugar das pessoas com deficiências; em especial, surdez e cegueira. “A partir da inclusão é possível entender pacientes e colaboradores com suas debilidades e diferenças. O profissional que oferece mais amor, atenção e carinho contribui para evolução do paciente de maneira mais eficiente e mais rápida”, ressaltou Andreia.

Alívio na prática

Para Ivenia Camilo Neres Gomes, copeira do HEELJ, o evento conseguiu proporcionar o relaxamento que precisava. “Hoje eu cheguei bem cansada. Eu trabalho muito e ando muito pelo Hospital. Mas depois de participar do evento consegui relaxar, me equilibrei. Estava muito tensa e voltei melhor para o trabalho”, desabafou.

Pular para o conteúdo