O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizou de 23 a 27 de novembro a II Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) 2020. A programação reuniu os colaboradores da unidade de saúde em palestras sobre acidentes de trabalho, saúde mental do colaboradores e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na palestra de abertura foi abordado o tema acidentes de trabalho. O palestrante explicou as definições, como e porque eles acontecem, quais os danos causados, tanto para unidade e quanto ao colaborador. Ainda foi alertado sobre cuidados e prevenções que devem acontecer para evitar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

A SIPAT é um evento anual e tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho. Dessa forma, os trabalhadores passam a adotar uma postura consciente em relação às práticas seguras de trabalho. “O objetivo desta semana foi levar o conhecimento e demonstrar a importância de se evitar e prevenir os Acidentes de Trabalho na nossa unidade, porém também usamos este evento para levar entretenimento e diversão para os profissionais do HEJA que tanto lutam nesta pandemia”, explica Wilton Vaz, diretor administrativo e financeiro do Heja.

Neste ano o evento também abordou o tema sobre o esgotamento profissional, mas conhecida como Síndrome de Burnout. Para falar sobre o tema foram realizadas rodas de conversas com as psicólogas da unidade. A semana foi encerrada com a palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foram abordadas as informações atualizadas das ISTs. Além disso, formas de contágio, prevenção, tratamentos, testagem rápida e acidentes com material biológico.

“É sempre importante trazer esse tema aos nossos colaboradores, pois eles acabam disseminando essas informações. Foi uma semana muito bem planejada e organizada pela a CIPA 2020/2021, tanto que o resultado desta semana tão educativa e recreativa foi ver a satisfação dos colaboradores. Eles compreenderam como é importante prevenir um acidente de trabalho, e se caso um aconteça eu acredito que os nossos colaboradores saberão como agir. Acredito que foi uma semana mais que proveitosa e muita animada para todos”, afirma Wilton.

Pular para o conteúdo