Nesta sexta-feira, 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Em 2021, o tema da campanha é “a atenção segura à mãe e ao recém-nascido”.

Em comemoração à data a equipe da qualidade do HMAP realizou uma ação de conscientização, nos dias 16 e 17, sobre a importância da segurança do paciente no ambiente hospitalar.

De acordo com a coordenadora de qualidade do HMAP, Marianna Almeida, a programação incluiu atividades lúdicas, com realização de jogos e distribuição de brindes para incentivar a participação, sempre focado nas metas de segurança do paciente.

“As metas internacionais de segurança do paciente são: Identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.”, explicou Marianna.

Para a enfermeira Valdirene Costa, a ação foi importante para a equipe de qualidade se envolver com a equipe multidisciplinar e reforçar todos os protocolos de segurança do paciente. “De maneira leve e descontraída, com perguntas relacionadas às seis metas internacionais de segurança do paciente, todos conseguiram se divertir e relembrar todos os passos para a melhoria da segurança do paciente, promovendo atendimento de excelência”, afirma.

Ainda com foco em melhorias, atualmente o HMAP participa do projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS.

Pular para o conteúdo