Essenciais na área da saúde, os enfermeiros de todo o mundo desempenharam papel fundamental no combate à Covid-19. Para homenagear esses trabalhadores que arriscam a própria vida para cuidar dos outros, o Hospital Municipal de Aparecida Íris Rezende Machado (HMAP), gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), preparou uma série de atividades para celebrar a Semana Nacional da Enfermagem.

As homenagens tiveram início nesta segunda-feira, 9 de maio, e se estendem até o dia 13. A Semana conta com palestras, apresentações artísticas, sorteios de brindes, café da manhã no jardim e gincanas para promover uma integração entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Hoje, a diretoria assistencial, a gerência e as coordenações de enfermagem realizaram a abertura do evento e a enfermeira Lorrayne Lobos, ministrou uma palestra com o tema: ‘Enfermagem – Uma voz para liderar: Valorização e Respeito 2022/Coren’. Em sua apresentação, Lorrayne falou sobre a profissão, os avanços ao longo do tempo e enfatizou as conquistas.

“Na Semana de Enfermagem comemoramos datas importantes para a profissão, 12 de maio é aniversário de Florence Nightingale que foi a precursora da enfermagem moderna e 20 de maio aniversário de morte de Ana Nery, a primeira enfermeira do Brasil”, disse Lorrayne. Ela destacou com os presentes sobre a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras, a PL (PL 2564/20).

“A aprovação da PL garante o piso salarial, algo que buscamos há algumas décadas, com certeza foi uma das maiores conquistas que tivemos nos últimos tempos. A mobilização e engajamento da categoria foi muito importante para que isso acontecesse, além da visibilidade que conseguimos na pandemia” afirmou.

De acordo com a gerente de enfermagem do HMAP, Analu Alves dos Santos, o evento é fundamental para enfatizar a importância que o profissional de enfermagem exerce na assistência ao paciente. Tudo foi realizado com muito amor e carinho, com o objetivo de oferecer o melhor a todos os participantes”, revelou.

A gestora parabenizou a todos os envolvidos, diretamente e indiretamente, na organização do evento.

 

Pular para o conteúdo