O processo de internação em um hospital nem sempre é confortável e, muitas vezes, duram períodos extensos. Com intuito de tornar a hospitalização leve, descontraída e diminuir a ociosidade das crianças, a coordenação de humanização do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), distribuiu kits de pintura para os pequenos que estão internados ou em consulta ambulatorial da unidade.

O material é composto por desenhos para colorir, giz de cera e lápis de cor.  Para a coordenadora de humanização, Núbia Rodrigues, o intuito é entreter as crianças e proporcionar uma estadia mais confortável, durante o tratamento e reabilitação. “Toda criança gosta de brincar, de colorir. Com os desenhos, ofertamos material lúdico, de uso individual, que diminui a ansiedade e a inquietação das crianças”, explica.

Para a psicóloga, Andreia Araújo Gomes, que atende às crianças internadas na pediatria do HMAP, a atividade lúdica proporciona uma melhora emocional dos pequenos. “Quando internada, a criança fica ansiosa pois é submetida a uma rotina terapêutica. A atividade de colorir fortalece o emocional, que está fragilizado, e consequentemente auxilia no tratamento”, afirma.

A psicóloga destaca que ações humanizadas fortalecem o vínculo do paciente com a equipe. “O olhar deles muda em relação aos profissionais. Eles sabem que a unidade tem um momento diferenciado em que podem brincar, descontrair e esquecer um pouco da hospitalização”, conclui.

A pequena Vitória Araújo Gomes, de 5 anos, que está internada no HMAP há 16 dias para tratamento da Covid-19 e da gripe H3N2 recebeu o material. Para a mãe da criança, Jucilene Araújo, a iniciativa é positiva. “A gente fica nervoso e  e estressado durante o tratamento. Com os desenhos a Vitória pode se distrair. Fiquei feliz em receber, muito obrigada”, disse.

Conscientização

Durante a ação, Jucilene, mãe da paciente Vitória, deu um recado para os pais vacinarem os filhos. ”Eu passei por uma experiência que não desejo para nenhuma mãe. Graças a Deus, hoje minha filha está bem. Gostaria de falar para os pais levarem os filhos para vacinar. Vacinem suas crianças”, disse.

 

Pular para o conteúdo