As equipes de psicologia e serviço social das instituições organizaram atividades para tornar a fase de isolamento mais leve.

A pandemia da Covid-19 trouxe, para todos, a sensação de medo e incertezas nunca sentidos. Além de uma novidade para os Hospitais e profissionais de saúde, o novo coronavírus trouxe também novos sentimentos e angústias, sobretudo aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

Pensando nisso, no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e no Centro de Diagnósticos e Especialidades, profissionais da equipe de psicologia e serviço social criaram o projeto “Passatempo do Bem”. A atividade consiste em apresentar para o paciente, logo no início de sua internação, um livreto com várias atividades (um espaço para ele escrever um pouco de sua história e outro espaço para ele escrever seus pensamentos diários). Além disso, no livreto, há palavras-cruzadas, caça-palavras, jogo dos sete erros, mandalas e outros, para ele passar o tempo e se distrair durante seu período de internação. O objetivo é demonstrar para o paciente que o período na unidade pode ser mais leve do que ele imagina.

Josiel, paciente que está internado no Centro de Diagnósticos e Especialidades desde o dia 3 de maio, em tom de agradecimento, diz que a ação ajudou a distraí-lo nesse momento de dificuldades. “Recebi uma cartilha com alguns exercícios, e esses exercícios têm me ajudado a cuidar a mente nesse momento que não é tão simples. Agradeço a equipe em disponibilizar esse material, pois ele contribui bastante com meu processo de internação”, reconhece o paciente.

Pular para o conteúdo