O Setor de Humanização em parceria com a equipe multidisciplinar do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), proporcionaram, na tarde de hoje, 19 de abril, um momento de alegria e tranquilidade através do contato com a natureza para um de nossos pacientes. Adriano Ribeiro Vasconcelos, de 39 anos, foi internado em 13 de março, lutando contra a Covid-19, e já está se recuperando.


O paciente esteve intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, após a mudança para a enfermaria, através de uma avaliação que constatou que Adriano não transmite mais o vírus, a equipe decidiu que o paciente estava em condições clínicas positivas para deixar o leito. A equipe levou o paciente para um banho de sol – ação humanizada adotada no HMAP com o objetivo de contribuir com o bem-estar físico e mental -, auxiliando no processo de recuperação.


Para Renan Mamedes, Coordenador do Setor de Humanização, “o paciente que está internado em um hospital precisa se adaptar a uma rotina nova, específica e diferente da que vive no seu dia-a-dia. Buscar motivação para atravessar essas dificuldades, não é nada fácil. Longos períodos de internação afetam o humor e o comportamento de qualquer um. Nessa realidade, a equipe busca maneiras de amenizar estes efeitos negativos de uma internação. É aí que entra o tratamento humanizado, que busca formas de resgatar, durante este período, atitudes que tenham valor para o paciente e façam com que ele se sinta motivado. O HMAP conta com uma estrutura muito boa de atendimento e temos o nosso jardim terapêutico, onde realizamos diversas ações para contribuir com o bem estar dos pacientes, acompanhantes e da equipe.”

Pular para o conteúdo