O assessor da Superintendência do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Flávio Mesquita, coordenou uma palestra sobre a cultura da paz em ambientes organizacionais para os colaboradores do Instituto. O encontro promoveu a interação de todos os presentes, com momentos de diálogo e reflexão a respeito do que é uma cultura da paz, do respeito e da harmonia. O encontro teve também momentos de dinâmicas práticas sobre o assunto.

“A cultura da paz é uma construção. É a concordância de quem habita um determinado ambiente em relação a certos valores coletivos. Isso se reflete na forma de falar e agir”, explica. Flávio Mesquita ressalta ainda que a importância da cultura da paz nas organizações começa com a empatia para com os colaboradores, e que, no caso específico do IBGH, a prestação de serviço em saúde requer o sentimento de reconhecimento com o público-alvo, que são os pacientes das unidades hospitalares.

Equilíbrio na equipe

Ainda conforme o palestrante, o objetivo do trabalho desenvolvido foi valorizar a convivência na vida laboral, de forma a criar um ambiente onde se possa compartilhar o que há de bom na vida pessoal e buscar acolhimento às inquietudes de cada um. “Este momento fez a equipe se sentir confortável alegre, mostrando que estar juntos requer flexibilidade, responsabilidade, confiança e cuidado com o outro. Isso eu pude perceber no grupo”, complementa.

A coordenadora de compras do IBGH, Gracielle Fava, participou do encontro. Para ela, harmonia no trabalho estabiliza as emoções, agrega no dia a dia do profissional e melhora o relacionamento da equipe. “Valeu a pena participar. Que venham mais momentos como este”, comemora.

A palestra sobre a cultura da paz nos ambientes organizacionais é parte de um amplo trabalho que o IBGH desenvolve junto a sua equipe, visando o bem-estar de todos seus integrantes e a boa produtividade no trabalho.

Pular para o conteúdo