Após passar por uma adaptação assistencial e estrutural para receber pacientes vítimas da Covid-19, a antiga Maternidade Bem Nascer se transforma em Centro Covid-19.

Entre os dias 13 e 15 de abril, a nova unidade da Zona Norte de Macapá foi operacionalizada, com a chegada do primeiro paciente na última quinta-feira, 15 de abril. Chamada agora de Centro Covid-19, o trabalho é o resultado de uma reestruturação assistencial e estrutural da antiga Maternidade Bem Nascer localizada na Zona Norte de Macapá. O centro é administrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social de Saúde (OSS), que atuou no prédio atendendo casos confirmados de Covid pela primeira vez durante o pico da doença, entre abril e setembro de 2021.

O contrato prevê a implantação de 60 leitos que serão abertos gradativamente. Hoje, 16 de abril, a unidade conta com 15 leitos de UTI completos, com todos os equipamentos e aparelhos necessários por unidade, além de uma equipe multidisciplinar – contratada para atuar com essa quantidade de leitos -, que receberam alguns treinamentos práticos sobre o manuseio dos aparelhos e sobre os fluxos assistenciais, visando um atendimento de qualidade, ágil, humanizado e eficaz.

“O IBGH abriu, desde o ano passado (2020) em Macapá, 6 Hospitais de Campanha, o HCAMP 1 2 e 3, O Centro Covid-19 Santa Inês, a UPA da Zona Sul, que foi transformada em Centro de Atendimento Clínico Covid-19 e agora, o Centro Covid-19 Zona Norte. O sentimento de abrir essa nova unidade é tão grande quanto o primeiro HCAMP, uma experiência única de contribuição para com a sociedade; um sentimento único de ajudar a salvar vidas. O nosso objetivo é logo conseguir expandir os leitos, para que o impacto social positivo possa ser maior ainda.” ressalta Rodrigo Lima, o Diretor Interino da unidade.

No momento que antecedeu a chegada da primeira paciente, em um ato de amor, a equipe administrativa e assistencial se juntou num momento de oração pela saúde dos pacientes e dos colaboradores; aos médicos, enfermeiros, técnicos e todos os envolvidos na missão de cuidado com a vida.

Pular para o conteúdo