A IV Semana de Controle de Infecção e Segurança do Paciente aconteceu de 23 a 26 de outubro e envolveu a todos os colaboradores do Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ). O evento foi organizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) que é formado por uma equipe multiprofissional da Unidade, com colaboradores de várias áreas envolvidos como enfermagem, administração, laboratório, nutrição, psicologia, assistência social, fisioterapia e também da recepção.

Segundo explica o fisioterapeuta Marcus Vinicius, dentre os temas trabalhados no evento estão a identificação segura; o protocolo de SEPSE; o protocolo de dor torácica; risco de queda e lesão por pressão; melhor comunicação dos profissionais de saúde; segurança na administração dos medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos e registro seguro.

Os temas foram divididos em dez grupos com cerca de 20 colaboradores que se apresentaram nos dois dias. “Cada grupo fez uma apresentação sobre o seu tema, da forma que acharam melhor. Alguns usaram slides, banners e até paródia”, pontuou Marcus. Todos os grupos contaram com profissionais de diferentes áreas como médicos, profissionais de limpeza, enfermagem, equipe multidisciplinar e mais. “O objetivo é que, independentemente da profissão e do cargo, todos busquem o mesmo resultado positivo que é a garantia de segurança para o paciente”, finalizou.

Os grupos vencedores foram premiados, no Cine Pireneus.

 

Decorrer da semana

Além das apresentações dos grupos de trabalho formados pelos colaboradores do HEELJ, foi servido um café da manhã no jardim da Unidade e os colaboradores puderam assistir a palestra da enfermeira Judith A Melo, representante da Aleph Consultoria, sobre segurança do paciente.

Já no último dia, foi realizado um treinamento sobre Notificação de Acidentes, com Luana Mendes Costa, Coordenadora da Enfermagem e responsável pela educação continuada na Unidade. A ação teve a importância de elucidar sobre a utilização da forma correta das ferramentas. “O treinamento é para o colaborador aprender a criar barreiras, para que qualquer evento não atinja ao paciente e, se atingir, que tenha o mínimo de danos possíveis”, explicou Luana.

Autoestima dos colaboradores

Na sexta-feira, dia 26 de outubro, para finalizar a semana, a psicóloga Sarah Jordana ministrou palestra sobre o tema “Autoestima e Autocuidado”. O evento ocorreu no Cine Pireneus. “Procurei reforçar na palestra a importância de se investir no autoconhecimento. Para que a gente saiba exatamente quais são as possibilidades de atuação. Para que eu entenda melhor meu funcionamento nesse mundo, a forma como relaciono comigo mesmo e com os outros. O autocuidado entra como reforço para que a autoestima se fortaleça e projete na minha melhor performance”, pontua a psicóloga.

Segundo a representante do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Michele Cristina Jaime, a Semana do Controle de Infecção e Segurança do Paciente, teve início em 2015, assim que o IBGH assumiu a gestão do HEELJ. “O projeto tem intuito de divulgar e fazer com que as equipes se unam a favor da segurança do paciente. A ideia de dividir os grupos e envolver todos nesse projeto veio para os colaboradores interagirem; conhecerem e se entenderem como profissionais”, disse.

 

Veja como foi o evento:

Pular para o conteúdo