O Centro de Atendimento Clínico Covid-19, da zona sul de Macapá (Centro Covid da zona sul), iniciou a todo gás no trato dos pacientes que enfrentam a batalha contra o novo coronavírus e, a unidade está atuando com muito empenho em ofertar aos pacientes macapaenses um tratamento de excelência.

Até dia 12, na unidade, serão implantadas mais 6 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19. Além disso, novas mudanças estão sendo feitas, para fazer com que, a unidade se torne referência na cidade de Macapá. E os resultados já estão chegando!

Tivemos, no dia 2 de abril, a primeira alta de paciente curado pelo coronavírus.

Após 8 dias, a primeira paciente internada no Centro Covid da zona sul de Macapá, em Macapá, recebeu alta médica após passar pela unidade para tratamento da infecção pelo novo coronavírus. A paciente Maria Gomes da Costa, de 85 anos, pôde voltar para casa, para concluir o tratamento.

Maria Gomes deu entrada na unidade ainda em março, no dia 23, com dificuldade para respirar, cansaço, tosse seca e outros sintomas que, após avaliação médica, constataram-se sintomas da Covid-19. Logo após o diagnóstico, Maria seguiu para o tratamento. Acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que envolvia médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, ela seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde passou dois dias. Após apresentar melhora, Maria foi levada para o leito da enfermaria onde, durante seis dias, continuou recebendo o tratamento adequado até receber alta médica.

O médico Sayllon Roniery, que fez parte da equipe multiprofissional, relata que o foco na unidade é a cura dos pacientes, “A recuperação de nossos pacientes é nosso principal objetivo. Recebê-los em sua fase inicial, iniciar um tratamento, acompanhar a evolução e chegar no restabelecimento de sua saúde, nos motiva a sempre buscar o melhor para nossos pacientes diante de todo o suporte que temos. Em meio a tantas perdas, ver essas vitórias acontecendo, sabendo que foi através de todo o cuidado e dedicação à vida de nossos pacientes, seja de quem for, é muito gratificante”, pontua.

Para Eulália, assistente social da unidade, participar de um momento tão especial, e a notícia da alta da paciente foi motivo de comemoração em toda a unidade. “Para nós que fazemos parte da equipe multidisciplinar do Centro Covid zona sul de Macapá, é uma imensa satisfação e alegria quando o paciente recebe alta da unidade, é realmente uma sensação de dever cumprido”, Eulália afirma que, essa é a primeira alta de muitas que irão ocorrer.

Pular para o conteúdo