Ao menos três hospitais estaduais de Goiás vão promover atividades de orientação ao público durante o período do Carnaval. As Unidades são administradas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). A começar pelo Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, um dos maiores polos turísticos do Estado. Profissionais da Unidade distribuirão cerca de 15 mil preservativos e cartilhas com dicas para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) de sábado, dia 10, até terça-feira, 13, das 20h às 23h.

Já no Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA) que, assim como em Pirenópolis, possui um histórico de grande movimentação de turistas; os colaboradores da Unidade montarão uma tenda no Coreto para realização gratuita de exames de HGT (diabetes) e pressão; além de distribuição de preservativos e cartilhas educacionais. A Operação Carnaval do HEJA também ocorrerá do dia 10 ao dia 13 de fevereiro – com horário estendido, das 20h às 04h.

Rodovias seguras

A estratégia da equipe do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena, tem foco diferente. A Unidade voltará suas atenções para a segurança nas estradas da região. O município não tem tradição de festas carnavalescas e muitos de seus habitantes partem para outras cidades. Mas isso não impede que também se mobilizem em prol da consciência.

A quinta-feira, dia 8, será reservada para uma campanha de conscientização quanto aos cuidados ao volante. Às 10h30, colaboradores do HURSO estarão no centro da cidade com todo um conjunto de materiais informativos com dicas de segurança e prevenção a acidentes nas estradas. A equipe também vai distribuir quinhentos preservativos.

Antes, às 7h, haverá uma ação de conscientização com os próprios colaboradores da Unidade. Segundo a presidente da Comissão de Humanização do HURSO, Adriely Vaz Dias, a campanha de prevenção também precisa atingir aos funcionários que pegarão a estrada durante o feriado. “Esta é uma realidade vivida pela maioria de nossos colegas de trabalho. É importante saber dos riscos que correm e como evitá-los”, disse.

Na sexta-feira, dia 9, uma marchinha de carnaval vai animar a Unidade Hospitalar. Na ocasião, a mascote do HURSO, em conjunto com a comissão fantasiada, irá levar um pouco de alegria aos pacientes, acompanhantes e servidores do Hospital ao som das tradicionais marchinhas. “Mais uma ação de humanização para os pacientes que, muitas vezes, se veem incapacitados de sair do Hospital nos períodos de festas”, explicou Adriely.

Pular para o conteúdo