O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) tem desenvolvido uma série de atividades junto a seus colaboradores. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o processo de gestão em saúde; além de fortalecer as relações no ambiente de trabalho, por meio da colaboração interpessoal e do autoconhecimento. Entre os diversos encontros promovidos pelo Instituto, o mais recente foi voltado à análise dos mais variados hábitos de cada colaborador.

A elaboração de uma estratégia de integração e desenvolvimento ficou a cargo do coordenador operacional do IBGH, Marco Aurélio Mesquita. Ele falou sobre a importância de pensar e promover a mudança de hábitos na vida dos indivíduos.

“A palestra levou a uma reflexão sobre como cada um trabalha a relação que possui com seus hábitos. Vivemos em um tempo em que se questiona cada mudança. Muitas vezes estamos abertos para mudar hábitos que adquirimos de forma automatizada e que não nos leva a grandes resultados”, explicou.

Novos hábitos

Marco Aurélio afirmou ainda que, com as novas tecnologias e as mudanças na gestão empresarial, há espaço para as pessoas se perguntarem sobre quais ações têm realizado e promover uma verdadeira mudança de hábitos. “Os hábitos refletem no indivíduo como um todo. Seja na relação com o trabalho, consigo mesmo e com o outro. Seja uma atividade física ou uma alimentação mais saudável; cada ação reflete na vida da pessoa como um todo”, disse.

Ainda conforme sua apresentação, não é difícil mudar os hábitos. Tudo depende da vontade e da reflexão sobre o que vem sendo executado. “Muitas vezes o indivíduo se encontra diante de uma nova perspectiva que gera a vontade de mudar. Porém, se ele toma consciência de hábitos que possui, mas que não agregam à sua vida, ele pode, a partir disso, começar um processo que resultará em uma verdadeira mudança de hábitos e de vida”, garante.

Inciativa Vingadores

A palestra faz parte da segunda etapa da “Iniciativa Vingadores”, com foco no reconhecimento das potencialidades de cada colaborador a partir da valorização de suas personalidades. Além da abordagem sobre mudança de hábitos, a iniciativa também vai trabalhar temas como: razões para realizar a mudança de cultura em uma organização; colaboração no ambiente de trabalho; e ferramentas de qualidade.

O nome da iniciativa surgiu a partir da relação entre espírito de equipe e potencial individual abordado no último filme da Marvel – Vingadores: Ultimato, que entrou em cartaz no mês de maio. O IBGH observou que esta relação também se aplica no ambiente de trabalho, com melhoria na gestão e nos resultados.

A promoção da Gestão de Processos busca tornar cada colaborador consciente de que é um agente ativo no campo da gestão em saúde pública. Assim, o conhecimento sobre como funciona a máquina de gestão em saúde é um ponto central na capacitação do quadro de funcionários; ao mesmo tempo em que promove o crescimento das potencialidades individuais de cada um de seus agentes.

Pular para o conteúdo