A precedente Unidade de Pronto Atendimento da zona sul de Macapá (UPA da zona sul de Macapá), atual Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da zona sul de Macapá comemorou, em maio de 2021, três anos de serviços prestados.

No mês de maio de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento da zona sul de Macapá (UPA zona sul de Macapá) comemorou seus três primeiros anos, com uma surpresa para seus colaboradores. Na ocasião, Marcela Castilho, Diretora Geral da unidade, convocou toda a equipe para desfrutarem de um lanche, que incluía um bolo, salgados refrigerantes e sucos. Além da oferta do lanche, alguns colaboradores, que estão desde a inauguração da unidade, compartilharam suas histórias e relembraram sobre como a unidade se desenvolveu.

Agora, atendendo como Centro Covid-19, a precedente UPA, administrada pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social de Saúde (OSS), entidade sem finalidade lucrativa, foi e é motivo de orgulho para os cidadãos de Macapá. A unidade que começou com atendimento porta-a-porta para a sociedade amapaense, em março, passou por uma reestruturação administrativa, assistencial e física, para atender os pacientes vítimas da Covid-19 na região.

“É um momento gratificante, celebrar o aniversário da UPA, foram tantos momentos que tivemos. É muito bom ver a unidade, hoje, como centro de Covid-19, bem assistida pelos colaboradores e pela sociedade. A UPA e seu quadro de profissionais merecem essa parabenização”, relata Marcela.

Sobre a UPA

A unidade foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento da região da zona sul de Macapá, e já iniciou seus atendimentos ultrapassando uma marca superior a 250 mil procedimentos em apenas um ano de funcionamento, além de ser caracterizada como referência no atendimento secundário de baixa e média complexidade. Contando, até a mudança, com uma estrutura para realizar exames de raio-X e eletrocardiograma – procedimentos muito solicitados em situações de urgência e emergência – e atendendo em média 200 pacientes por dia. Nos dias atuais, conta com 10 leitos de suporte clínico (enfermaria) e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de já ter atendido mais de 40 pacientes que receberam alta com cura confirmada.

Pular para o conteúdo