Com o intuito de ajudar e conscientizar as pessoas para que falem sobre suicídio, o setor de Recursos Humanos do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), realizou uma roda de conversa entre os colaboradores em alusão ao Setembro Amarelo. A palestra envolveu profissionais de todos os departamentos do IBGH, interessados em identificar sinais de propensão ao suicídio, além de como abordar essa questão, entender as motivações e propor ajuda profissional.

De acordo com o analista de Recursos Humanos do IBGH, Leandro Xavier, o assunto deve ser discutido durante o ano inteiro por se tratar de algo relevante, delicado e pouco comentado. “Acredito no auxílio psicológico (Terapia) e na importância de disseminar conhecimento suficiente para evitarmos que ocorra casos de suicídio. No IBGH, realizamos uma palestra e falamos da necessidade e importância de dar visibilidade ao assunto, lembrando que o suicídio é um problema grave” acrescentou”, afirmou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam que o suicídio é um problema de saúde pública. Cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, uma morte a cada 40 segundos. A causa de óbitos por suicídio entre os jovens de 15 a 29 anos é a segunda maior no mundo, só perde para acidentes de carro. Esses números são alarmantes, visto que 90% desses casos poderiam ser evitados com tratamentos psicológicos e conversas.

Para Zildete Ribeiro, analista financeiro, a palestra possibilitou muito aprendizado e ensinamento. “Precisamos amar mais o próximo, ouvir mais, pois sabemos que o início de tudo começa com um leve aperto no coração e uma tristeza interior muito grande. O depressivo muitas vezes não demonstra o que está sentindo, ele pode estar alegre e ter muitos amigos. Depressão não é preguiça, é uma doença que precisa ser tratada, pois leva a morte. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, vamos ajudar muitas pessoas a viver”, finalizou.

Pular para o conteúdo