Nos próximos dias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul receberá novas implementações por parte do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, responsável pela gestão compartilhada da UPA e do Hospital Municipal de Araguaína.

Conforme explica o diretor técnico da unidade, Dr. Hilton Piccelli, a primeira mudança será no acréscimo de mais uma faixa de classificação de risco dos pacientes que dão entrada na UPA, a cor laranja. “Este novo critério estará entre os pacientes vermelhos e amarelos e abrangerá aqueles em situação urgente, com necessidade de atendimento o mais rápido possível, com tempo de espera máximo de 10 minutos”, informa Dr. Hilton.

Nova triagem

Outra novidade para a UPA será um sistema diferenciado de triagem para os pacientes classificados como azul ou verde. “Cada um dos casos será avaliado e encaminhado ao agendamento nas unidades básicas de saúde”, conta o diretor clínico da UPA.

O principal propósito da mudança será melhorar o processo de triagem dos pacientes e diminuir a lotação na sala de espera, visto que boa parte dos casos pode ser resolvida na atenção básica do município.

Pular para o conteúdo