No próximo dia 18 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – completa um ano de bons serviços prestados à população macapaense. A Unidade é reconhecida como referência em atendimento de excelência na capital do Amapá.

O modelo de gestão compartilhada entre o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e o governo do Amapá é único e inovador no estado. Com boa estrutura física, equipamentos de ponta, equipe técnica treinada e todos os insumos necessários para prestar um bom atendimento, a UPA Zona Sul se diferencia das demais unidades.

Além da estrutura física, o grande diferencial está no acolhimento humanizado dado aos pacientes. A forma organizada e respeitosa de atender bem a todos agradou em cheio a população. Hoje, a UPA é aprovada por 98,5% do público, com conceito ótimo e bom.

Gestão compartilhada

O secretário de Saúde do Amapá, Gastão Calandrini, avaliou que, durante esse primeiro ano da UPA, a experiência é satisfatória e exitosa principalmente no que concerne ao acolhimento e a humanização. “Queremos externar nossos agradecimentos e nossa satisfação pelo tratamento de excelência; pelo serviço de qualidade e, principalmente, pelo descongestionamento do nosso Hospital de Emergências, graças ao reflexo do trabalho desenvolvido pela UPA”, reconheceu Calandrini.

Para Antônio Carlos Ferreira, diretor geral da UPA, a unidade se diferencia dos demais centros de saúde da cidade, tanto na forma quantitativa quanto qualitativa. Além disso, de acordo com ele, a UPA Zona Sul tem o maior parque tecnológico do Estado, ou seja, todos os equipamentos de ponta, uma equipe extremamente treinada, todos os insumos necessários, medicamentos, correlatos, tudo aquilo que é preciso para fazer um bom atendimento.

“Mas a grande diferencia é a forma de nosso atendimento, ou seja, trabalhamos com a humanização, tratando o paciente com respeito. Temos 98,5% de satisfação, conceito ótimo e bom. A população abraçou o nosso serviço e a nossa forma de atender”, concluiu.

Atendimentos

Os números de atendimentos prestados durante esse primeiro ano da UPA são impressionantes. No geral, mais de 240 mil procedimentos foram prestados, ou seja, uma média de 20 mil por mês na unidade.

Cerca de 200 pacientes são atendidos por dia na UPA, muito além da meta contratada de 150 atendimentos diários para o porte nível 1 da Unidade. Grande parte desses atendimentos, cerca de 40%, é de casos que poderiam ser resolvidos numa Unidade Básica de Saúde (UBS).

O mês com maior número de atendidos foi junho de 2018 quando 6.229 pessoas receberam atendimento no local. Foram realizados em média 72 mil procedimentos clínicos entre consultas médicas, exames laboratoriais, Raio-X, suturas, curativos, administração de medicamentos, entre outros.

Exames laboratoriais e Raio-X são os procedimentos mais procurados. A média de exames de Raio-X feita por mês foi de 1.303 procedimentos.  A estrutura para exames de Raio-X é fundamental para que a UPA possa realizar um atendimento completo, prestando socorro, controlando o problema e detalhando o diagnóstico de cada paciente.

Além de procedimentos como curativos e medicamentos, a UPA Zona Sul também realiza exames que auxiliam no diagnóstico dos pacientes. Neste um ano de funcionamento, foram feitos mais de 63 mil exames laboratoriais. Uma média mensal de mais de 5 mil procedimentos.

Também foram feitos mais de 1 mil e 700 eletrocardiogramas. Além disso, mais de 63 mil pacientes foram medicados.

Rarifela Cutrin é médica na UPA Zona Sul de Macapá. Segundo ela, a unidade mudou a realidade da saúde pública no Amapá. “Temos um atendimento de excelência e uma estrutura muito boa para receber à população, bem diferente daquilo que as pessoas estão acostumadas a ver em outros locais”, garantiu.

Classificação de risco

A UPA Zona Sul de Macapá atendeu mais de 1.200 casos de alta gravidade, na cor vermelha. Além disso, foram 26.893 casos verde e 35.573 laranjas, azul e amarelo.

Durante a triagem, todo paciente é categorizado em cores de acordo com o risco de cada caso. Essa Classificação de Risco segue preceitos internacionais em respeito à vida dos pacientes. Azul ou verde para os casos de baixa gravidade; Amarelo e laranja para os de média gravidade; Vermelho para casos graves.

A Classificação de Risco é motivo de elogios por parte do professor Carlos Wagner Rodrigues. Ele procurou a UPA Zona Sul para tratar de uma dor abdominal e elogiou o trabalho de triagem feito na unidade para priorizar o atendimento dos pacientes. “Aqui, o atendimento é de acordo com a gravidade de cada caso e não aquela bagunça que vemos em outras unidades. Aqui, eu fui bem atendido”, ressaltou.

De acordo com os resultados dos exames, a equipe médica analisa o caso e determina se o paciente continuará em observação, terá alta ou precisará ser encaminhado para uma Unidade voltada para casos de maior complexidade como um Hospital de médio porte, por exemplo.

Reconhecimento

“Nunca fui tão bem atendida em um Hospital como fui aqui na UPA da Zona Sul de Macapá”. A afirmação é da aposentada Maria da Costa de Oliveira que procurou a unidade acompanhando o esposo Manoel Silva. Ela disse que ficou impressionada com a estrutura da UPA e com a excelência no atendimento prestado aos pacientes.

Josinete dos Santos Morais trabalha na UPA Zona Sul como auxiliar de serviços gerais. Ela conta que o grande diferencial no atendimento da Unidade começa pela Classificação de Risco. Josinete diz que ouve muitos elogios pelos corredores da UPA, até mesmo que o atendimento na unidade é melhor do que em hospital particular.

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