Uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS), realizou na última sexta-feira, 22, uma visita técnica na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul de Macapá para compreender o fluxograma de triagem de pacientes acolhidos na unidade com suspeita da COVID-19. O objetivo da visita foi traçar o panorama de enfrentamento à pandemia nas unidades de saúde do estado do Amapá.

Também foram repassadas informações para atualizar os serviços com base nas evidências técnicas e científicas sobre o tema, orientações aos profissionais quanto ao manejo clínico da infecção e na apresentação dos fluxos de manejo clínico e operacional – com ênfase nos serviços de atenção especializada (urgência e emergência hospitalar e não hospitalar).

Durante a visita os gestores da unidade destacaram ao corpo técnico, o perfil de atendimento em conjunto com os processos internos que fazem parte do protocolo do MS. Visando fortalecer as ações de enfrentamento ao coronavírus ficou estabelecido que será realizado um pacto entre o gestor de saúde do estado e a unidade para ajustes nas demandas apresentadas.

De acordo com o diretor técnico da UPA Macapá, Dr. Cássio Hen, é importante orientar os profissionais da saúde desde a identificação ao manejo da COVID-19, destacando a importância do protocolo do Ministério da Saúde, que orienta a Rede de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para o enfrentamento ao novo coronavírus. “Essas ações orientam postos e hospitais para atuação na identificação, notificação e no manejo oportuno de casos suspeitos de infecção por COVID-19, visando mitigar a transmissão na cidade”, comentou o gestor.

Hen ressalta ainda que a questão principal não é como tratar os pacientes com infecção viral, mas, sim, como preparar seus hospitais para um inimigo invisível, altamente transmissível e com uma demanda assistencial incalculável.

Participaram da visita a diretora geral da unidade Nara Araújo, o diretor técnico Dr. Cássio Hen, o gerente de qualidade Leandro Galvão e a gerente de enfermagem Regiane Nascimento.

Pular para o conteúdo