No dia 25 de março, será aberta ao público a nova Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Jandira – SP. Localizada na Avenida Alberto Ruffolo, 312, na Vila Anita Costa, o prédio, recém-construído, possui três pisos e dois elevadores, além de mobília e equipamentos médicos e hospitalares novos. O objetivo da UPA Jandira é substituir o Pronto Atendimento Municipal (PAM) da cidade.

De acordo com a diretora-geral, Cristiana Albuquerque, a nova sede dispõe de espaços mais amplos e mais bem distribuídos, além de serem climatizados. “Com essa nova estrutura, tanto colaboradores quanto os usuários terão mais conforto”, comemora. “Além disso, trata-se de um edifício moderno, planejado para que o atendimento seja ágil”, reforça.

Cristiana informa que as especialidades médicas disponíveis permanecerão as mesmas – clínica médica, ortopedia e pediatria, 24 horas por dia, para consultas emergenciais e internações por até 12 horas. Na UPA, assim como já ocorria no PAM, será possível fazer exames laboratoriais, de raio-X e eletrocardiograma. Tudo para garantir diagnósticos com mais precisão.

Urgências e emergências

A diretora lembra que a UPA, assim como o PAM, presta assistência à população em urgências e emergências. Por isso e em respeito à vida, a ordem de atendimentos é definida pela gravidade de cada caso, em vez da hora de chegada. Outros serviços, como troca de receitas e vacinas, por exemplo, continuam sendo prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para o enfermeiro Willians Alkimin Medeiros, que atua na área de qualidade e no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), “a estrutura da nova sede facilitará a aplicação dos protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde, que incluem identificação do paciente, redução dos riscos de queda, entre outros”.

A técnica em Enfermagem Sara Cristina Araújo, que trabalha na coleta de exames e é moradora de Jandira, ressalta ainda a vantagem da localização da nova Unidade. “Antes as pessoas que usam ônibus tinham de descer no Centro e caminhar por alguns minutos. Agora, o acesso será mais fácil. Próximo ao novo endereço passam linhas de toda a cidade”, afirma.

Abertura para pacientes: 25/03/19
Serviços: Todos os procedimentos necessários em casos de assistência em emergências e urgências médicas.
Especialidades médicas disponíveis: Clínica médica, ortopedia e pediatria
Documentos necessários para o atendimento: RG (ou outro documento com foto) e cartão do SUS
Endereço: Avenida Alberto Ruffolo, 312. Vila Anita Costa. Jandira – SP.

Pular para o conteúdo