O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em setembro. A data visa inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A UPA Zona Sul de Macapá, no seu papel social de acolhimento e atendimento, realizou uma ação voltada para os colaboradores da unidade.

“Nossa intenção foi fazer com que o profissional que trabalha na nossa unidade hospitalar se coloque no lugar de uma pessoa com deficiência de locomoção. Pedimos para que, de forma individual, cada colaborador sentasse em uma cadeira de rodas e exerce a sua função. Foi interessante perceber a dificuldade do outro, isso é empatia”, destacou Nara de Araújo, diretora geral da UPA. 

Eduardo Vales, analista contábil da UPA, comenta a sensação que teve ao se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência. “Percebi quantas dificuldades um deficiente enfrenta. Desde a abertura de uma porta até a locomoção, tudo é bastante difícil e requer tempo”, comentou.

Outro problema enfrentado pelo colaborador foi o julgamento. “Me surpreendi com os olhares dos profissionais da unidade quando me viram nas cadeiras de rodas, ficaram assustados, achando que eu estava com problemas”, finalizou.

Pular para o conteúdo