A equipe de colaboradores do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena, está sempre sendo orientada para melhorar os serviços prestados na Unidade. Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, foi realizado um treinamento voltado para os colaboradores do apoio assistencial. Isso inclui os funcionários que tratam das roupas, higiene e limpeza, nutrição e dietética.
Dentre os temas abordados, o respeito ao uso dos equipamentos de proteção individuais (EPI’s); precauções e isolamento. Maria Lúcia Proto, enfermeira, ficou feliz com a capacitação. “Pra mim, treinamento nunca é pouco. Temos que estar sempre em dia com o nosso trabalho, para garantir a segurança do paciente e de nós, colaboradores”, lembrou.
Importância dos EPIs
Todas as atividades que oferecem algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de equipamento de proteção individual, que incluem óculos, máscaras, luvas, capotes, etc. Esses equipamentos são indispensáveis, pois garantem tanto a segurança do colaborador quanto do paciente.
Max Suelen Santana, colaborador do Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), foi o responsável pelo treinamento. “É de extrema importância que os colaboradores entendam por qual motivo devem se paramentar. Em consequência disso, prestarão um cuidado ainda mais seguro, evitando a propagação de doenças infectocontagiosas e reduzindo as chances para infecções hospitalares”, alertou.
Para Max, o uso correto dos EPI´s poderá prevenir, minimizar ou eliminar os riscos. “Isso garante que os colaboradores realizem as atividades de forma confiante e segura”, resumiu.
Já segundo Noêmia Faria, auxiliar de serviços gerais, a atenção aos EPIs é importante porque prevenção nunca é demais. “Por mais que nós não tenhamos contato direto com o paciente, é sempre bom estar precavido. Tanto para nossa segurança quanto para a dos demais”, disse.
Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são todo e qualquer meio de uso individual utilizado pelo trabalhador para reduzir os riscos que possam ameaçar a saúde e a segurança do empregado.