O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens. Quando diagnosticado precocemente, 9 em cada 10 pacientes são curados do câncer de próstata. Se você tem mais de 45 anos, faça o exame anualmente.
Sintomas
O câncer de próstata em estágio inicial não provoca sintomas. Mas quando está em estado avançado pode gerar:
[bs_row class=”row”]
[bs_col class=”col-sm-12″]
– Micção frequente;
– Fluxo urinário fraco ou interrompido;
– Nictúria, que é a vontade frequente de urinar durante a noite;
– Disfunção erétil;
– Sangue na urina ou no líquido seminal.
Não espere os sintomas aparecerem, as chances de cura são maiores quando o câncer é descoberto precocemente.
[/bs_col]
[/bs_row]
[bs_row class=”row”]
Não espere os sintomas aparecerem, as chances de cura são maiores quando o câncer é descoberto precocemente.
[/bs_row]
Exames mais comuns
Os exames de próstata mais comuns para detectar alterações, como inflamação e câncer, são o sangue de toque retal e o de sangue do PSA.
[bs_row class=”row”]
[bs_col class=”col-sm-6″]
Exame de toque retal
Como o nome já diz, o urologista ou proctologista avalia o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido, demora cerca de um minuto.
[/bs_col][bs_col class=”col-sm-6″]
Exame de sangue do PSA
Os exames de próstata mais comuns para detectar alterações, como inflamação e câncer, são o exame de sangue do PSA e o de toque retal.
[/bs_col][/bs_row]
Fatores de Risco
Herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:
[bs_row class=”row”]
[bs_col class=”col-sm-6″]
- Histórico familiar: o câncer de próstata pode ser hereditário. Se você tem um parente de primeiro grau que foi diagnosticado com esse tipo de câncer no passado, procure um médico e realize os exames ao completar 40 anos.
- Excesso de peso: homens com sobrepeso ou obesos têm mais chance de desenvolver vários tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata.
- Experiência anterior com câncer: homens que sofreram outras formas de câncer no passado são mais propensos a desenvolver câncer de próstata.
[/bs_col]
[bs_col class=”col-sm-6″]
- DST: homens com doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis, são mais propensos a desenvolver câncer próstata.
- Vasectomia: uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Púbica de Harvard descobriu que os homens que foram submetidos à vasectomia têm um risco de desenvolver câncer de próstata aumentado em 10%.
[/bs_col]
[/bs_row]