No último sábado, dia 15 de maio, foi comemorado no Centro Covid-19 da zona sul de Macapá o dia do Assistente Social. Foi preparado uma mesa com um pequeno banquete; frutas, pães e queijos eram alguns dos alimentos que estavam no menu. Além do café da manhã especial, todas foram homenageadas com mensagens incentivadoras sobre a importância da atividade que elas executam no dia-a-dia do hospital. Essas mensagens foram distribuídas em cartazes espalhados pela unidade e também em cartões, que foram entregues as profissionais. Por fim, cada assistente social teve sua foto inclusa em um mural, como forma de reconhecimento por todo o cuidado e amor que oferecem.

Para a Assistente Social Camilla Coimbra, a escolha da atividade profissional traz um sentimento de satisfação. “É gratificante ter escolhido essa profissão, pela relevância que ela tem na vida dos sujeitos e da comunidade. Não representa só uma escolha profissional, mas de contexto social e político, de defesa intransigente dos direitos humanos e acesso às condições de vida e bem-estar da população. Quando nós, assistentes sociais, estamos inseridas na política de saúde, podemos atenuar fatores, participar do período de reabilitação e promover um atendimento humanizado”, ressalta.

O Dia do Assistente Social é celebrado todos os anos, no dia 15 de maio. A data serve para valorizar o profissional do serviço social, atuante na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para determinados grupos sociais. O dia foi estabelecido a partir da aprovação da Lei n.º 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto do Conselho de Ministros n.º 994, de 15 de maio de 1962, que regula e certifica a profissão no Brasil.

No Centro Clínico Covid-19, em Macapá, o maior foco das assistentes sociais que trabalham na unidade é assegurar o paciente e seus familiares, no que se diz respeito a entrega dos direitos básicos desses cidadãos. Para muitos, esse apoio é fundamental para que a estadia do paciente seja a mais humanizada possível, se encerrando com a alta médica do mesmo.

Pular para o conteúdo