Os 12 colaboradores recém-eleitos para participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) receberam treinamento entre os dias 19 e 23 de agosto. A capacitação foi ministrada pelo técnico em segurança do trabalho Rafael Santos, que falou aos profissionais sobre o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo, noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho; além da NR — 32, a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.

Conforme o técnico em segurança no trabalho do HMAP, Rafael Santos, a CIPA gera resultados importantes para a produtividade do hospital, pois além de aumentar a motivação dos profissionais, ela contribui com a redução do índice de acidente de trabalho “Nosso curso tem como finalidade educar para a prática de segurança no trabalho. Assim, sabemos da necessidade de se implantar uma estrutura voltada à prevenção, capaz de nortear os riscos de acidentes nas atividades do trabalho”, explica.

Rafael ressalta que a experiência mostra que a preparação prévia do indivíduo contribui sensivelmente para a melhora do seu desempenho no ambiente de trabalho. “No que diz respeito à segurança, os esclarecimentos ao trabalhador quanto às possíveis condições inseguras do ambiente de trabalho e dos procedimentos seguros que (o colaborador), deverá adotar são fundamentais para o sucesso do Programa Prevencionista”, afirma.

Com a aplicação do curso para membros da CIPA, a unidade promove a combinação indivíduo — cargo — segurança, alicerçando no treinamento a implantação de conceitos e medidas de prevenção de acidentes do trabalho.

Pular para o conteúdo