Médicos, enfermeiros e demais colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Sul de Macapá), inclusive do setor administrativo, participaram recentemente, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM/AP), do Treinamento com Simulação Realística COVID-19. A capacitação teve como objetivo repassar conhecimentos técnicos sobre paramentação e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s). Tudo isso para evitar o contágio, tanto da equipe médica, quanto de pacientes.

O treinamento foi ministrado por técnicos da Fundação Adam Zaim de Medicina e Educação (Fazmed). Colaboradores do Hospital de Campanha COVID-3, do município de Santana, também participaram da capacitação.

Treinamento com teoria e prática

Além das aulas teóricas e práticas sobre o uso correto de EPI´s, foram repassadas técnicas de simulações realísticas de manejo correto de pacientes. O objetivo é garantir a segurança de todos e a prestação da assistência médica de qualidade. Para os médicos, especificamente para aqueles que atuam em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, houve também a simulação realística sobre técnicas de intubação e ventilação mecânica.

Para Eulália Freitas, assistente social da UPA Zona Sul de Macapá, o treinamento veio contribuir ainda mais com a prevenção dos colaboradores. Principalmente durante o atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus. “Foi de suma importância para a prevenção de colaboradores e pacientes”, destacou.

Pular para o conteúdo