Neste mês de dezembro, na sede do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), um assunto estava presente: a ética. As equipes da Comissão Interna de Seleção e Gestão de Contratos promoveram uma ação, visando fomentar esse assunto junto aos colaboradores do instituto. O tema abordado pelos profissionais foi: “Ética: benefício para todos”.
As equipes que estavam à frente da ação promoveram um concurso cujo objetivo era incentivar os colaboradores a escreverem uma frase que deveria citar exemplos que demonstrem a ética profissional em uma organização. Os colaboradores que escreveram as melhores frases foram premiados com brindes pela equipe, num momento de confraternização.
Segundo a colaboradora do jurídico, Fernanda Trad, uma das ganhadoras do concurso, a ação fortalece as relações entre os profissionais. “Gincanas como as elaboradas muitas vezes despertam interesse em muitas pessoas que não têm acesso direto àquela convivência diária, criando assim, um vínculo interno e podendo surgir novas ideias e grandes profissionais dentro de cada departamento”, destaca.
“Estamos vivendo um momento em que as Instituições estão se dando conta de que assumir uma postura ética é uma questão de sobrevivência, independentemente do ramo de atuação. Então, acredito que essa iniciativa é bastante válida, pois a intenção foi gerar em nossos colaboradores um momento de reflexão que possam auxiliá-los em suas condutas profissionais, transformando o nosso ambiente de trabalho cada vez mais íntegro e harmônico. Afinal, onde há ética, existe respeito”, relata Emmanuel Correa presidente da Comissão Interna de Seleção.
Para a gerente de Contratos, Safa Chakib, conectar o tema da campanha com os documentos que norteiam a Organização Social de Saúde (OSS), foi o objetivo principal da equipe. “O tema ‘Ética: benefício para todos’ partiu da premissa em aguçar a curiosidade e assim levar os colaboradores ao conhecimento dos documentos que regem a Organização Social de Saúde (OSS), vez que a mesma, apesar de não estar subordinada à Lei 8666/93, traz em seus regulamentos de compras, contratações e recursos humanos, suas próprias regras e princípios. A campanha alcançou seu ápice quando os participantes conseguiram ‘linkar’ o tema a esses documentos”, relatou a profissional.
12 Doses de Respeito
A ação é parte de um projeto desenvolvido pelo setor de Gente e Gestão, chamado “12 Doses de Respeito”, cujo objetivo é engajar os colaboradores e fomentar neles o ‘sentimento de equipe’ a partir da participação ativa no projeto, bem como proporcionar a integração entre os departamentos e as equipes.
Para a gerente de Gente e Gestão Nayara Rachid, promover no ambiente de trabalho uma cultura colaborativa e cordial é um dos maiores pilares do projeto. “O maior intuito desse projeto é potencializar o reconhecimento e importância dada a cada pessoa envolvida no processo, criar uma cultura voltada ao não julgamento e sim à cooperação, isonomia nas tratativas e como o outro gostaria de ser tratado, cordialidade e parceria, comunicação adequada e gerenciamento de emoções”, finaliza a gerente de Gente e Gestão.