A ÉTICA estuda a ação humana a partir dos diferentes princípios e valores que a orientam. Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano. Na Antiguidade, ética compreendia o estudo das formas de se alcançar a felicidade, plenitude e o “bem viver”. Interessante, não?
Se a ética é um valor essencial e fundamental na sociedade, o mesmo ocorre quando falamos da mesma em entidades empresariais – pois, empresas são constituídas por pessoas e existem por causa delas. Quando o ambiente é organizado por princípios éticos, cria-se uma relação de lealdade e profissionalismo em todas as partes e esferas. A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão. Por isso, quando falamos de empresa ética, falamos de pessoas éticas. Uma política interna que não incorpore a ética como valor pode atingir os maiores patrimônios de uma empresa: seus talentos (equipes), sua marca e sua imagem.
A ética empresarial fortalece uma empresa, cria uma coerência entre seus princípios e valores, solidificando uma relação de confiança e promovendo um impacto positivo nos seus resultados.
A ética como um de nossos valores é imprescindível, essencial, desde o início de nossa trajetória como Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar.
Gestão hospitalar se faz com respeito, com ética.