O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) fechou o mês de junho com uma grande comemoração. A festa junina reuniu colaboradores, diretores, parceiros e convidados na sexta-feira, dia 29, na sede do Instituto. A comemoração contou com música, comidas típicas e um figurino característico desta festa folclórica.
Mais do que um momento de descontração, a festa foi a maneira escolhida para celebrar a nova sede e as conquistas do IBGH no último ano. Para o diretor financeiro, Rudson Teodoro, este foi o momento de celebrar as novas unidades de saúde sob gestão do Instituto. Atualmente, o IBGH é responsável por três hospitais de médio a grande porte em Goiás (HEELJ, HEJA e HURSO) e uma Unidade de Pronto Atendimento em Macapá, capital do estado do Amapá. “Quisemos mostrar até onde chegamos, mas também mirar no futuro, podendo gerir novas unidades”, disse.
História de evolução
Uma das homenageadas no evento foi a colaboradora Renata Fonseca, a primeira funcionária do IBGH. Renata se lembra de quando passou a compor o quadro do Instituto e o quanto sua estrutura se desenvolveu. “Tudo mudou: o prédio, a equipe de funcionários e as condições de trabalho, hoje muito mais estruturadas”, comentou. Renata começou em 2014 como secretária e hoje é analista financeira. Para ela, sua ascensão se deve à política de valorização dos colaboradores. “Há um reconhecimento das capacidades de cada integrante do quadro de funcionários. Temos potencial e vamos crescer ainda mais”, garantiu.
Superintendente de gestão, Jurandir Dias corrobora com a opinião de Renata. “Estamos amadurecidos. Crescemos e nos estruturamos”, afirmou. Ele destacou a ampliação do número de unidades geridas, a complexidade das unidades e a recente acreditação conquistada pelo Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Saltamos da condição de uma Organização Social pequena para outro segmento bem mais estruturado, centralizando a administração na nova sede”, pontuou.
O diretor administrativo, Pedro Augusto Barsi, ressalta que o IBGH está em uma nova fase, voltada à gestão de pessoas, valorizando os seus potenciais. Com o foco principalmente nos usuários das unidades de saúde gerenciados pelo Instituto. Pedro afirmou ainda que o sucesso da instituição se dá devido a extrema valorização do ser humano.
Tecnologia a favor da gestão
O destaque da nova estrutura, ressaltou Jurandir, é a sala de gestão e situação. Por meio dela é possível acompanhar, em tempo real, o fluxo e cumprimento das metas estabelecidas para cada unidade hospitalar. “As decisões são imediatas. Todos os departamentos têm acesso e utilizam a sala para otimizar seu trabalho. Ganhamos em eficiência, tempo e reduzimos custos operacionais”, resumiu.
O IBGH é responsável pela melhoria da estrutura e do atendimento hospitalar em todas as unidades que administra e, segundo pesquisas realizadas através do Serviço de Avaliação do Usuário (SAU), alcança em média 90% de aprovação por parte dos pacientes.