A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Sul de Macapá) participou efetivamente do desfile d’A Banda. O bloco é o maior e o mais tradicional bloco de rua do Amapá, na terça-feira gorda de Carnaval. Este ano, os colaboradores da unidade, devidamente caracterizados com abadás e adereços, formaram um bloco paralelo. A equipe não estava lá só para brincar o carnaval, mas também para trabalhar na prevenção das IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis –, gravidez na adolescência e a combinação álcool e direção.

Com o tema “Neste Carnaval, faça da proteção sua melhor fantasia”, o bloco da UPA se concentrou na esquina da Rua Leopoldo Machado com a Avenida Antônio Coelho de Carvalho, no Bairro do Trem. Posicionados, os colaboradores abordavam os foliões durante a passagem d’A Banda para entregar kit’s de preservativos e folder contendo um checklist para curtir a folia com segurança.

O bloco arrastou mais de 150 mil foliões pelas ruas da capital amapaense, segundo cálculos da Polícia Militar. E, com o objetivo da campanha de divulgar e incentivar o uso do preservativo independente do grau do amor pelo seu parceiro, a mensagem passada era ”primeiro se ame para depois amar o outro”.

Prevenção garantida

Este ano, foram distribuídos, gratuitamente, mais de 1 milhão de preservativos durante o Carnaval em todo o Estado, segundo o Departamento de IST´s, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Somente no ano passado, foram registrados mais de 370 novos de casos de pessoas infectadas com HIV no Amapá, de acordo com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Infelizmente, a maioria deles são jovens na faixa etária de 15 a 30 anos.

No carnaval, não abandone a segurança

Sara Bevilacqua, gerente de enfermagem da UPA, foi quem coordenou a campanha educativa no bloco A Banda. Ela avaliou a iniciativa como extremamente positiva. “Conseguimos atingir nosso objetivo que foi conscientizar os foliões da A Banda para o uso do preservativo e a prática do sexo seguro. Com isso, a UPA cumpriu com o seu papel social de se aproximar cada vez mais da população”, observou.

Dados mostram que, durante o Carnaval, aumentam consideravelmente os casos de doenças contagiosas, gravidez na adolescência, acidentes de trânsito e outros agravantes externos (agressões físicas), que acabam refletindo na área da saúde. “A prática de se relacionar com várias pessoas em blocos de ruas merece atenção e cuidado”, ressaltou a gerente de enfermagem.

Em complemento, Sara Figueira, assistente social da UPA Zona Sul, disse que a ação educativa teve uma resposta positiva por parte dos foliões que vinham até os colaboradores pegar o kit preservativo e o folder com dicas de segurança. “Estamos felizes porque mais uma vez fomos ao encontro dos anseios da sociedade”, afirmou.

Para o folião Alisson Oliveira, ações deste tipo precisam acontecer com mais frequência. “Vejo essa iniciativa importantíssima, pois a prevenção anda é o melhor caminho para evitar as doenças”, garantiu.  

Pular para o conteúdo