Colaboradores com mais conhecimento sempre trazem melhores resultados. É com esta certeza que o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social que atua na área da saúde, investe na formação e qualificação de sua equipe. A mais nova etapa desta verdadeira filosofia profissional é o patrocínio de bolsas de pós-graduação a integrantes do corpo técnico do Instituto.
Ao todo, são dez bolsas de estudo no modelo EAD do curso em Gestão Hospitalar oferecido pela Faculdade Verbo Educacional, uma instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Gestão Hospitalar
O objetivo é desenvolver a visão e os conhecimentos do especialista para realizar atividades de gerenciamento em instituições de saúde, desempenhando funções de planejamento, organização e administração hospitalar. A matriz curricular conta com material sobre bioética, comunicação empresarial, ética e responsabilidade social das organizações, gestão e logística hospitalar, gestão organizacional, gestão da qualidade, planejamento organizacional, saúde privada e pública, entre outros.
O Coordenador de Relações Institucionais do IBGH, Lucas Mendes, é um dos dez novos pós-graduandos. Ele explica que a formação abrange profissionais de todos os departamentos do Instituto. “Há profissionais de várias áreas trabalhando juntos e a formação em Gestão Hospitalar vem para aliar essas diversas capacidades ao foco do trabalho realizado pelo IBGH”, pontua. Para Lucas, este é um reconhecimento e uma preocupação em alinhar políticas públicas com os fluxos de qualidade, tanto na sede, quanto nos hospitais.
Renata Fonseca é mais uma colaboradora inscrita na pós-graduação. Trabalhando no departamento financeiro, a profissional acredita que o curso ajuda a entender a relação dos custos e investimentos com a qualidade do atendimento nos hospitais. “Ao entender esse contexto, conseguimos pensar estratégias para melhor uso de recursos. É a humanização dos números”, ressalta.
Com as bolsas, várias oportunidades
As bolsas de pós-graduação fazem parte de um conjunto de iniciativas voltadas para o corpo técnico. Conforme a superintendente executiva do IBGH, Lázara Mundim, a intenção é formar, a cada ano, pelo menos dez pessoas pós-graduadas em gestão hospitalar. O projeto começou pela sede do Instituto e o próximo passo é qualificar membros das equipes nos hospitais. “Muitas vezes, o profissional não tem condições financeiras de custear uma pós-graduação. Por isso, fizemos o convênio para oferecer essa oportunidade aos nossos colaboradores”, reitera.
O IBGH atua hoje administrando três unidades estaduais de Goiás, em Santa Helena (HURSO); em Pirenópolis (HEELJ) e em Jaraguá (HEJA); além do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e a Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul de Macapá (UPA Macapá).