A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra as doenças infectocontagiosas, assim como no caso da pandemia causada pelo coronavírus. Com o objetivo de iniciar o combate à COVID-19, profissionais da Unidade de Pronto Atendimento da zona sul de Macapá receberam no dia 30 de janeiro, a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Cerca de 157 doses da vacina chegaram na unidade referente a campanha de vacinação, que está sendo realizada pela UPA. Nesta primeira etapa, cerca de 90% dos colaboradores foram vacinados e já existe data marcada para a próxima etapa. É importante ressaltar que a vacina contra a COVID-19 promove a proteção individual, contendo os riscos de desenvolvimento da doença, e a proteção coletiva. À medida que os habitantes começam a ser imunizados, há menos infecções e menos pessoas transmitindo o vírus para outras. Com isso, a tendência é de uma diminuição da circulação do agente infeccioso aos poucos.

“Tivemos adesão de 90% dos colaboradores na primeira fase da vacinação e já temos data marcada para a segunda e última fase de imunização. Enfatizamos que o objetivo da vacina é proteger contra a doença, e não contra a infecção. Por esse motivo, as medidas de segurança, como o uso da máscara, a lavagem constante das mãos e o uso do álcool 70% seguem adotadas dentro das rotinas da UPA”. Ressalta Leandro Galvão, membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da UPA de Macapá.

A chegada da vacina para esses profissionais e demais pessoas destinadas a recebe-la é um grande passo na luta contra o vírus, mas também é muito importante    que todos entendam que a pandemia não acabou. Assim, é necessário que todos continuem tomando todas as medidas de segurança sanitária até que a maioria das pessoas possam ser imunizadas.

Pular para o conteúdo