Na mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, o IBGH – Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar recebeu a nutricionista e coordenadora de Nutrição do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), Amanda de Oliveira. O objetivo foi informar sobre as melhores práticas e hábitos alimentares no ambiente de trabalho e como montar a sua “marmita ideal”. O HMAP é uma das unidades sob gestão do IBGH em Goiás. 

A nutricionista apresentou uma nova abordagem sobre o que significa uma alimentação saudável, derrubando mitos e envolvendo aspectos que vão além da simples composição nutritiva dos alimentos, a exemplo do equilíbrio emocional e da dosagem de cada elemento como fatos de saúde e bem-estar.

“O ideal é não cortar nenhum alimento, mas comer com equilíbrio e escolher alimentos saudáveis. Mas é importante reduzir ao máximo as frituras, alimentos industrializados e ultraprocessados, como salsichas, apresuntados, refrigerantes e salgadinho ensacado”, enumerou. 

Para Amanda, é importante ressaltar que as escolhas sejam saudáveis, mas que também sejam regionais, respeitando os alimentos da estação. “Estamos na época do caju, depois vem a manga e a jabuticaba; é importante valorizar este fator por serem alimentos com menores taxas de agrotóxicos e contribuírem para a economia regional, além da sua qualidade natural”, apontou.

Marmita ideal

Para o trabalhador que prepara sua refeição em casa para comer no trabalho, a nutricionista Amanda de Oliveira deu dicas para montar uma marmita saudável e variada. Ao organizar as refeições, disse, é recomendável colocar uma porção de proteína, com carnes ou derivados de animais ou, para os vegetarianos, as proteínas da ervilha e de soja. 

Além disso, fontes de fibras ajudam a atividade gástrica e intestinal e promovem o emagrecimento. “As escolhas que fazemos hoje nos definem amanhã”, resumiu. 

Saiba mais sobre o tema:

Pular para o conteúdo