A novidade chegou em boa hora. Agora, o Centro Cirúrgico do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) conta com um moderno equipamento intensificador de imagens (Arco Cirúrgico), utilizado para acompanhar, em tempo real, as cirurgias ortopédicas. O Hospital assume assim o protagonismo na realização desse tipo de procedimento na Região do Vale do São Patrício.

Segundo o Diretor-Técnico do HEJA, Dr. André Franco, são poucos os hospitais em Goiás que contam com o equipamento, devido ao seu alto custo. “O Arco Cirúrgico permite que a gente realize todos os tipos de cirurgia ortopédica, com a possibilidade de acompanhar o posicionamento dos ossos e dos materiais de fixação das fratura, enquanto a cirurgia é realizada. Isso é um ganho em agilidade e, principalmente, em segurança para o paciente”, afirmou.

Especialidade Ortopedia e Centro Cirúrgico reformado

A Unidade também passou a contar com um especialista em ortopedia prestando atendimento todos os dias da semana e, com o novo equipamento, pode agora receber pacientes com todos os tipos de fratura, dentro do escopo do hospital, que é de média complexidade.

O Centro Cirúrgico do HEJA passou por uma completa reforma desde que o Hospital foi estadualizado e passou a ser administrado em parceria entre a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) e a Organização Social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). Além do Arco Cirúrgico, a unidade também completou a instalação de um moderno sistema de gás canalizado, com terminais de Oxigênio, ar comprimido e bomba de vácuo em todas as salas de cirurgias e de recuperação pós anestésica. Este mesmo sistema de gases foi distribuído a todas as enfermarias do Hospital, com um tanque de oxigênio de 3.000 litros (suficientes para aproximadamente dois meses de consumo).

Além dos atendimentos em ortopedia, o Hospital também passou a oferecer atendimento em pediatria e obstetrícia, diariamente; exames de ultrassonografia passaram a ser realizados duas vezes por semana e o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital, com equipamentos novos e de última geração, oferece exames complementares diariamente.

Além de Jaraguá, o HEJA também atende a população de outros sete municípios da região. São 4,5 mil usuários por mês vindos de distritos como Mirilândia, Arturlândia, Alvelândia, Santa Bárbara, Chapeulândia, Palestina e São Geraldo.

Pular para o conteúdo