Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, o fisioterapeuta Marcos Vinicius, junto a Humanização do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), visitou todos os setores da Unidade. O intuito é conscientizar os colaboradores sobre a importância de se movimentar para a manutenção e prevenção da saúde. Afinal, o sedentarismo é um alto fator de risco. 

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Segundo o fisioterapeuta, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que saúde é a soma entre bem estar físico, biopsicossocial e espiritual.  “Como fisioterapeuta e prescritor de atividade física e terapêutica tentei da melhor forma possível, passar uma confiança da real necessidade dessas práticas”, pontuou Marcos.

Atividade Física e a promoção da saúde

De acordo com o auxiliar de serviços gerais Jairo Braz de Sousa, a ação foi importante pois muitos colegas do trabalho não praticam exercícios por causa da correria do dia a dia. “Hoje aprendi que devo cuidar mais da minha saúde e através da atividade física vou melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico. Também vai ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos”, afirmou Jairo.

A colaboradora da humanização do HEELJ, Amarantha de Pina, lembrou que há outros benefícios relacionados a atividade física, como amenizar o cansaço no final do dia. “Pontuamos que pode melhorar a autoestima e promover a sensação de bem-estar; diminuir a depressão, o estresse e o cansaço; aumentar a disposição; melhorar a força e resistência muscular. Além de melhorar a aparência da pele”, pontuou.

Pular para o conteúdo