Em 29 de agosto, comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e a UPA Zona Sul de Macapá, realizou blitz interativa entre os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. A iniciativa se baseia em dados preocupantes, visto que o consumo de tabaco é uma das principais causas de doenças e mortalidades prematuras em todo o mundo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem anualmente cerca de 6 milhões de pessoas por problemas relacionados ao tabagismo, sendo que 600 mil são fumantes passivos. Nara de Araújo, diretora geral da UPA, foi uma das participantes da blitz e elogiou a ação de conscientização. “É preciso sensibilizar as pessoas para a necessidade de prevenção e não somente de combate, por meio de ações que visem à promoção da saúde”, destacou.  

O câncer de pulmão não dá nenhum alerta. Quando ele começa a dar um aviso, é porque já tem 2/3 da sua evolução, geralmente numa fase tardia que normalmente tem poucas chances de obtermos resultados positivos. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos meses, o Brasil vem reduzindo o hábito de fumar. Hoje, a grande preocupação se volta para o uso de cigarros eletrônicos. O cigarro tradicional, eletrônico e narguilé são todos iguais.

A UPA Zona Sul de Macapá apoia e incentiva essas ações que prezam a conscientização da população para o cuidado com a saúde.

Pular para o conteúdo