Diante da pandemia do coronavírus e dos cuidados com a higiene, muitas pessoas se questionam sobre que outras medidas podem ser tomadas para evitar o contágio, ou mesmo para frear os efeitos da doença. A nutricionista Amanda de Oliveira, coordenadora da nutrição do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), dá dicas para ter uma boa alimentação com uma lista alimentos que podem ser verdadeiros aliados do sistema imunológico.

É importante ressaltar que não existe nenhum alimento, suplemento ou ações milagrosas que evitem o contágio. Basicamente, a melhor prevenção é aquela que restringe o contato físico, evitando ambientes de aglomeração e uso compartilhado de materiais pessoais. Além da higiene constante das mãos com água, sabão e álcool em gel.

Por outro lado, o fortalecimento do sistema imunológico é uma medida necessária para que a recuperação após o contágio seja mais eficiente e cause menos danos possíveis à saúde. Para isso, é importante que o paciente use a nutrição e os bons hábitos de vida como aliados.

De acordo com Amanda, vale ressaltar que uma boa imunidade não é adquirida somente com uma alimentação saudável, mas sim com um conjunto de hábitos saudáveis. “Além de uma alimentação adequada, podemos destacar os seguintes hábitos que auxiliam neste processo: ser um indivíduo ativo (praticar atividade física diariamente); ter uma boa rotina de sono (mínimo de 8h de sono por dia); evitar o consumo de álcool; não ser fumante, entre outros fatores que contribuem para manter uma boa imunidade”, explica.

“É importante destacar que o uso de alguns medicamentos e algumas condições clinicas de saúde também podem afetar e até diminuir a imunidade. De um modo geral, em qualquer situação clinica, uma boa alimentação é indispensável para nutrir o corpo e se recuperar ou se manter saudável”, salienta a nutricionista.

10 Dicas para uma alimentação saudável

Para esclarecer as dúvidas, a nutricionista Amanda preparou dez dicas nutricionais para quarentena e que também auxiliam na transformação do seu estilo de vida:

1 – Procure escolher alimentos de origem integral;
2 – Evite consumir frituras;
3 – Diminua o uso de sal;
4 – Hidrate-se, você adulto deve beber no mínimo 2l de água por dia;
5 – Troque os sucos e refrigerantes que acompanham as refeições por uma fruta;
6 – Consuma diariamente boas fontes de proteínas como: Carnes, ovos e laticínios como leite, queijos e iogurtes;
7 – Dê preferência a cortes de carnes mais magros e as faça preferencialmente grelhadas, cozidas ou assadas;
8 – Dê preferência aos queijos mais magros e com maior teor de proteína como: o queijo cottage, queijo tipo ricota e o queijo branco;
9 – Consuma alimentos fontes de fibras como os cereais e farináceos;
10 – Não faça dietas muito restritivas e nem coma em excesso, procure ter equilíbrio ao montar o prato.

Lembre-se: A suplementação vitamínica ou alimentar só estará indicada mediante a avaliação de uma nutricionista, não consuma por conta própria, seu uso indiscriminado pode trazer prejuízos à saúde humana.

O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) organização social gestora do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) mantém em todas as suas unidades nutricionistas de alta especialização para cuidar da alimentação balanceada de colaboradores, pacientes e acompanhantes

Essa matéria foi originalmente publicada no Portal Diário da Manhã.

Pular para o conteúdo