O governador do Amapá, Waldez Góes entregou na manhã desse sábado o Hospital de Campanha de enfrentamento à COVID-19, destinado atender a população na Região Metropolitana de Macapá. O centro de atendimento foi montado no estacionamento do Hospital Estadual de Santana pelo governo do estado. Góes ressaltou que a opção por firmar um contrato com uma OS se deve à facilidade de contratação de regime especial de compras diante da crise provocada pela pandemia.

A gestão da unidade ficará sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). É uma Organização Social (OS) de Goiás que já faz a gestão da UPA Macapá. O governo do Estado concluiu a montagem da estrutura em tempo recorde e colocará a disposição da população em tempo recorde para minimizar os efeitos da pandemia.

Segundo a superintendente-executiva do IBGH, Lázara Mundin, o Hospital de Campanha terá em sua primeira etapa capacidade para atender até 22 pacientes, sendo 16 leitos de enfermaria e seis de UTI. “Vamos colocar uma estrutura moderna e equipe especializada. Dessa forma, tudo estará à disposição da população para socorrer os casos de maneira emergencial. Porém, com a garantia de atendimento humanizado e com a atenção que a população do Amapá merece”, frisa.

Estrutura e Funcionamento do novo Centro de Atendimento

A unidade contará com uma equipe de doze médicos plantonistas. Entre eles: clínicos e intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogo hospitalar, assistentes sociais e farmacêutico. O apoio terá um engenheiro clínico.

Na segunda etapa estarão disponíveis mais 14 vagas de UTI e 8 de enfermaria. A estrutura já está sendo montada e a previsão é de que dentro de 15 dias estará pronta para entrar em funcionamento. O diretor técnico, André Franco Ribeiro explica que as equipes vão receber capacitação constante para garantir uma excelência no atendimento. Para, assim, minimizar os efeitos da pandemia no Amapá.

“Cuidados como higienização constante, uso correto e irrestrito de Equipamentos de Proteção Individual e acompanhamento humanizado da população serão nossa marca nessa unidade”, finaliza.

Essa matéria foi originalmente publicada pelo Portal Diário da Manhã.

Pular para o conteúdo