Comemora-se em 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo. Para celebrar a data, o Centro Clínico Covid-19 promoveu uma palestra para sensibilizar os presentes com o tema Artrite Reumatoide, uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as mãos e os pés.

O palestrante, o biomédico Nicolas André Silva dos Santos, falou sobre a doença. “É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença. Os sintomas são dor intensa e inchaço nas articulações, sensação de ardência, vermelhidão nas articulações, dificuldade de movimentar as articulações afetadas, principalmente ao acordar, caroços, perda de peso e febre”, explicou.

Conforme o biomédico, os exames para diagnóstico são radiografias, ultrassonografia e ressonância magnética. “O tratamento da artrite reumatoide deve ser orientado pelo reumatologista e inclui o uso de remédios, dieta anti-inflamatória e fisioterapia, por exemplo, para aliviar a dor e o inchaço nas articulações e melhorar a qualidade de vida”, destacou.

No final da palestra, foi realizada uma roda de conversa e a entrega de certificado.

Pular para o conteúdo