Para celebrar o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, o Centro Clínico Covid-19 realizou uma palestra com o intuito de alertar sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.  O enfermeiro Rodrigo de Menezes Santos ministrou a atividade e abordou o conceito, transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

A tuberculose é uma infecção contagiosa que afeta principalmente os pulmões. Ela é causada por uma bactéria com características específicas, chamada Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Segundo o Rodrigo, a tuberculose é transmitida pelo ar quando uma pessoa sem a doença inala gotículas de saliva expelidas por uma pessoa infectada (na fase ativa da doença) durante a fala, espirros ou tosse.

Os sintomas são tosse que persiste por mais de duas semanas, seja seca ou com secreção (catarro), febre (geralmente à tarde), suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, cansaço, fraqueza, falta de ar, expectoração de grande quantidade de sangue.

“O meio mais eficaz da prevenção do contágio por tuberculose, é através da vacina BCG é a única forma disponível de prevenção contra a tuberculose. Isso impede que formas graves da doença se manifestem na infância, mas somente a vacina não é suficiente para impedir que um paciente desenvolva um quadro da doença na idade adulta”, concluiu o profissional.

Pular para o conteúdo